26 de novembro de 2010

É 8 ou 80

É porque a coluna do meio sempre me angustiou. Ou pela agonia de ver minha mãe sempre partir o remédio na metade, contrariando a bula. Sei lá se também tem a ver com a mania de números pares. O fato é que o Seu Lunga que há em mim estimula a característia 8 ou 80. Aquela que chamam radical. Ou dramática. Ou impulsiva. Tem suas desvantagens ser prática. Deixamos de apreciar algumas nuances entre as dezenas que dão nome a essa expressão que qualifica as pessoas mais peif-bufs. Por outro lado, essa história de ficar sempre no mais ou menos, no não sei e no quase lá geralmente tende a ser atraso de vida. Inseguranças, dúvidas, angústias intermináveis ou mesmo demasiado uso da expressão "veja bem" definitivamente me dão a sensação de perda, ou melhor, desperdício de tempo, de palavras e de emoções. Tão melhor dar logo a real, desprezar as meias palavras e evitar enrolações, não? Claro que esse perfil de gente pode assustar, principalmente pelas escolhas sentenciais. Feito o avô de um certo carinha, conhecido, na infância, como Pedro Doido. O velho tava descendo a ladeira, no carro, com o neto, quando descobriu que o freio não funcionava. Não teve dúvidas: acelerou. "Vô, tá acelerando por quê (mô véi, teria dito ele se o fato ocorresse nestes nossos tempos)?". "Ah, Pedrinho, porque desgraça só presta muita". E é mermo. Antes um pé na tábua do que um pé na bunda, na cova ou no meio de qualquer coisa.

3 comentários:

Lucas Pereira disse...

como diria Heloísa Helena em seus bons tempos: "pra mim só serve se for quente ou frio, se for morno eu vomito!"

Unknown disse...

Não vejo isso como Lungice. Pra mim se chama assertividade, poder de decisão, etc. Sou assim em vários setores da minha vida, inclusive criticado mais de uma vez por isso. Mas tenho orgulho de ser assim. E taí um dos motivos pelos quais gosto de tu!

Marco Santos disse...

Leoa em pele de carneiro.

Não costumo ser ríspido, mas se tiver de ser, seja duro como rocha, rápido como um tapa e violento como a morte...