11 de fevereiro de 2008

Kundera, o sábio


"Não quero dizer, com isso, que havia deixado de amá-la, que a esquecera, que sua imagem desbotara; ao contrário, ela morava em mim dia e noite, como uma silênciosa nostalgia; eu a desejava como se desejam as coisas perdidas pra sempre." (A Brincadeira){meu livro preferido de Kunkun =P}

"O humor: centelha divina que descobre o mundo na sua ambigüidade moral e o homem em sua profunda incompetência para julgar os outros: o humor: embriaguez da relatividade das coisas humanas, estranho prazer nascido da certeza de que não há certeza." (Os Testamentos Traídos)

"Será que o amor absoluto não significa que devemos amar o outro com tudo o que há nele e sobre ele, inclusive as suas sombras?" (A Valsa dos Adeuses)

"Atravesso o presente de olhos vendados, mal podendo pressentir aquilo que estou vivendo... Só mais tarde, quando a venda é retirada, percebo o que foi vivido e compreendo o sentido do que se passou..." (Risíveis Amores) {tb maravilhoso}

"Aquilo que não é consequência de uma escolha não pode ser considerado nem mérito nem fracasso" (A Insustentável Leveza do Ser)

***
Nostalgia literária. Sabe de uma? Vou reler Milan Kundera. Porque só queremos pertinho quem pode acrescentar algo em nossas vidas, não?

6 comentários:

Anônimo disse...

cara, renatinha!
eu ontem estava sem sono para dormir e querendo ler alguma coisa nova. nada na minha prateleira, a não ser r.fonseca, que eu amo, mas não tava no clima. (depois de ler o livro mais leve dele, "vastas emoções e pensamentos imperfeitos", voltar para o porradão ia ser difícil). aí fiquei pensando nos meus livros de kundera e me veio a vontade de reler. não fiz por pouco... agora, depois do teu blog, o farei!

PS: tá vendo que temos uma ligação de alma? só pode!

nobody disse...

Amora, foram trechos tão bem escolhidos... tão cheios de significado! Duvido que tenha alguém nesse mundo de sombras que não tenha nostalgia.

amo tu!!!!

Renatinha disse...

Amo as duas. E é foda nossa sintonia. Caramba...quero morder as bochechas e ficar abraçadinha com ambas agooooora. =***

Wladmir P. disse...

Lindo demais!

Unknown disse...

"(...) e aquilo a que chamávamos nosso amor era talvez eu estar de pé diante de você, com uma flor amarela na mão, você com duas velas verdes, e o tempo soprando contra nossos rostos uma lenta chuva de renúncias e despedidas e tíquetes de metrô." (Rayuela, J.C)

Nostalgia?!

Breno Pessoa disse...

Acho cult.