6 de novembro de 2007

Na rede


Histórias as mais interessantes se podem contabilizar quando o assunto é relacionamento via internet. Não falo de joguinhos fúteis e abomináveis do tipo "De onde tc? Tem webcam?". Mas de como essa rede danada revolucionou o que se entendia por amizade, namoro ou casamento, ao diminuir distâncias, extinguir barreiras de tempo e espaço e escancarar ou mascarar sentimentos. Pro bem ou pro mal, o fato é que a net tornou-se madrinha de um número absurdo de casais, que se conheceram, se reconheceram, se reencontraram ou se transformaram não através de, mas por causa de chats, e-mails, orkut e tudo o mais. Ainda na década de 90 e seus primatas, como o mIRC, uma amiga se engraçou por um rapaz, da mesma cidade, que freqüentava o mesmo bat"canal". Casados até hoje. Este hoje em que outra querida amarga a ausência do namorado de longa data, que está fazendo curso no Canadá. Mas tem chat, tem voz, tem imagem...quase tato, quase cheiro. Um quase que tortura, segundo outra, que encontrou um dos poucos caras casáveis do mundo por acaso, via orkut, mas ainda não teve oportunidade de tocar os pêlos do seu rosto. Rosto como deve ser o do noivo negeriano de uma simpática romântica, que espera, há dois anos, pela primeira visita do amado, viúvo, que pretende trazer o kit completo (4 filhos) ao Brasil, para que sejam felizes para sempre. Sempre que é igual a nunca: não se pode dizer. Dizer aquelas premissas perigosas, "eu te amo", "não te quero mais", que podem tornar as coisas mais fáceis ou precipitar; que podem ser falsos ou soar de forma errada. Errado é usar a rede pra enganar, fingir, magoar, brincar com sentimentos, banalizar, não ser. Somos vítimas do efêmero, do virtual e da conectividade full time, mas ainda valem os princípios do Bem, a honestidade e o apego às relações verdadeiras. Verdade não sai de moda. E se é moda ser superficial e falso, que se apaguem os flashes e recue a passarela!

4 comentários:

nobody disse...

"Não ser" é o q de pior podemos encontrar por aí... Pode até ser cômodo sugerir uma idéia vitualmente. Dar satisfações de sua vida via fotolog, blog, flickr, orkut pode resolver meio mundo de problemas na sua vida. Mandar recados que você não teria saúde pra dar pessoalmente por exemplo...
Às vezes é possivel contruir uma imagem (e toda construção de imagem é irreal)diretamente proporcional aos objetivos que você pretende atingir.

Mas não se engane. Bondade, verdade, amor, respeito e carinho estão além. É bom saber reconhecer!

besotes, fulô linda da maravilha!!!

Unknown disse...

Pensar letras
Sentir palavras
A alma cheia de dedos

(Alice Ruiz)

Unknown disse...

Bem, transferir para o mundo virtual o desnorteamento ou o foco do desnorteamento que rege as relações pessoais estes dias pode ser um conforto, mas é uma ilusão.

O problema não está, Rê, nas pessoas, ou em saber escolher uma pessoa. O problema está no nosso Tempo, nos processos sociais pelos quais passamos sem nos dar conta, e no modo como somos envolvidos por impulsos externos sem nos dar conta e sobretudo pela falta de referências pós-revolução sexual em pleno mar amoral de amores da revolução tecnológica.

Unknown disse...

Ah, olha teu gmail... e-mail sent!

Ahammm...rs