27 de julho de 2009

Retrô


Difícil, mas menos triste do que imaginava admitir a nostalgia como companheira de vida. Emitir repetidamente o mantra "na minha época", observar fisionomias inertes em resposta à sua empolgação durante um Depeche Mode song, dividir espaço com senhoras quase idosas para tocar os pelos do braço de Paulo Ricardo (afemaria). Mais do que um sinal de Balzac, ter naftalina no sangue tem gosto de Xaxá. Fechar os olhos ao ouvir A little respect (Erasure), qualquer uma de The Smiths, blablabla é como assistir aos melhores filmes da prateleira, sendo você o protagonista de cenas românticas, cômicas e bizarras. O gosto pelo antigo perde um pouco o controle quando você ganha apelidos como Jukebox, Pablo ou Rosana, é verdade. Mas há vantagens inúmeras em ser um tipinho anos 80, como o fato de ser taxado de ridículo pela própria natureza, sem causar espanto se aparecer com camisa preta de Legião Urbana ou ursinho Blaublau na mão. Além de momentos solitários de diversão, as lembranças da "nossa época" podem causar gargalhadas em grupos - com exceção de estagiários e primos adolescentes, que te olham como E.T durante os comentários -, festinhas animadas, karaokê engraçadinho, entre outros programas que lhe façam lembrar de como você já foi divertido. Não que seja tedioso curtir as modernidades e artifícios de vanguarda; mas lembrança boa é uma delícia. Saudoso amante profissional, que era moreno, alto, bonito, sensual e ainda a solução dos seus problemas. Recordações de quando você era a garota dourada, que não dizia nem que sim nem não. Lágrimas (e chuva) com Kid Abelha; lágrimas (no escuro) com Lobão. Ai daqueles que não sentirem uma dorzinha boa ao recordar uma época. Ai de nós se não tivermos essa saudade desta época de gosto duvidoso.

5 comentários:

Eduardo disse...

Assino em baixo Jornalista.
E nada como curar o velho saudosismo musical de vez em quando no Recife antigo. Esse sábado vai ter tributo a pixies no panquecas, to indo com Carol e a turminha. Bora?

Renatinha disse...

Uau! Uma boa, Caco! Só assim pra te rever...encontrei Carol sexta passada no Burb. Vamos sacodir a cabeleira na nostalgia =). Bjo

caracol menina ~° disse...

ah, peguei já um finalzin dos 80's, mas assumo ('e assino em baixo tbm) a minha admiração pela 'época'.

coisas boas tem.

Angelica disse...

Querida adorei seu blog... a sua citação no começo deste post foi perfeita... "Depeche Mode", minha banda preferida, minha época preferida... é pena que não volta mais ne? Bjo em vc e nos gêmeos que devem estar fazendo 3 amanhã??

Mandrey disse...

eu parei nos 80's. E introduzo isso diariamente na cabeça das crianças (pelo menos, musicalmente)

;)